Sustentabilidade

A missão da Daily Coffee por um mundo melhor

Sustentabilidade

A visão pioneira de Luigi Lavazza

Foi em 1935 que Luigi Lavazza, durante uma viagem à América do Sul, manifestou a sua decepção ao ver destruídas safras inteiras de café não vendido: uma experiência que o marcou profundamente e que determinou a sua visão de fazer negócios. Desde então, sempre prestamos muita atenção ao património económico, humano, ambiental e cultural dos países onde atuamos. Com o passar dos anos, isso transformou-se em ações concretas a favor dos produtores e das suas comunidades e num forte apoio às organizações que atuam em territórios de todo o mundo. Como fizemos isso? Partilhando a nossa visão e compromisso com os públicos interno e externo.

Fundação Lavazza

Desde a sua criação em 2004, a Fundação sem fins lucrativos Giuseppe e Pericle Lavazza organizou 30 projetos em 19 países e 3 continentes, cujos benefícios são sentidos por mais de 100.000 cafeicultores. Um objetivo comum a todos os programas é o desenvolvimento do empreendedorismo sustentável, visando a melhoria das condições de vida de toda a comunidade.

A Fundação apoia a autonomia das comunidades locais, enfatizando o valor das mulheres trabalhadoras envolvendo as gerações mais jovens. Incentiva boas práticas agrícolas para melhorar a produtividade das safras e a qualidade do café e promove a introdução de ferramentas tecnológicas como meio de conter os efeitos da mudança climática.

¡Tierra!

¡Tierra! é um projeto da Lavazza fundado em 2002 com o objetivo de apoiar o desenvolvimento social e económico das comunidades locais, promovendo boas práticas agrícolas nas plantações de café. Inicialmente ativo em pequenas comunidades agrícolas na Colômbia, Honduras e Peru, ao longo dos anos ¡Tierra! expandiu-se para outros 17 países, envolvendo individualmente os agricultores e suas famílias.

Além disso, em certas áreas tornou-se possível produzir misturas de Arábica lavada de alta qualidade destinadas aos cafés Lavazza da gama ¡Tierra! . Este café provém de uma agricultura 100% sustentável, certificada pela ONG Rainforest Alliance, organização internacional que promove o uso de práticas agrícolas para proteger o meio ambiente e garante condições de vida dignas aos agricultores.

Sinta o fruto do projeto ¡Tierra! e aventure-se na nossa loja online em busca dos Cafés ¡Tierra! (disponíveis em Grão e em Cápsula).

A Daily Coffee tem boas histórias para partilhar

O compromisso da Daily Coffee em Portugal cresce com o tempo.

  • Desde 2017 eliminamos 25 milhões de copos de plástico, equivalente a 50 toneladas de plástico de utilização única, substituindo por copos em papel reciclável.
  • Desde 2017 eliminamos 20 milhões de espátulas de plástico, equivalente a 38 toneladas de plástico de utilização única, substituindo por espátulas de madeira biodegradável.
  • Desde 2018 reutilizamos 10 toneladas de borras de café provenientes das máquinas de Vending para Agricultura sustentável na região de Lisboa.
  • Desde 2020 deixamos de poluir o ar com 7 Toneladas de Co2 através da introdução de veículos elétricos, carregados com energia 100% verde.
  • Desde 2021 deixamos poluir o ar com 2,7 Toneladas de Co2 com a alteração para energia 100% verde nas nossas instalações, com a filiação da Daily Coffee na Coopérnico – a primeira cooperativa de energia verde de Portugal.

 

Descubra todas as novidades do mundo Daily Coffee!